sábado, 25 de agosto de 2012

Igreja Católica nos EUA

Olá, como algumas pessoas que tem acompanhado meu blog desde o começo sabem, eu sou Católica. Fui muito bom achar uma host family que também é Católica e ainda poder vir pra cá, morar com eles. Deus realmente colocou a mão Dele aqui na minha jornada. 




Os EUA não é um país tão Católico, apesar de esse fato estar mudando com a imigração de tantos latinos para cá, os EUA se tornou o terceiro país mais Católico do mundo atrás apenas do Brasil e do México respectivamente. A região com a maior concentração de católicos é o Nordeste, que apesar de ter sido colonizada por puritanos, recebeu grande número de imigrantes católicos europeus (principalmente alemães, irlandeses e italianos) a partir da segunda metade do século 19. O Sul, área de forte influência da Igreja Batista, por outro lado, é a região com a menor porcentagem de católicos.

Em 2001, menos de 40% da população dos estados de Nova Iorque, Nova Jérsei e Vermont se declarava católica. Hoje este número se encontra acima dos 42%. o//

Antes mesmo de vir pra cá pra New Jersey, eu já estava procurando a igreja mais próxima da casa dos meus hosts. A igreja em que meus hosts vão, é a Saint Catherine's Church (Igreja de Santa Catarina), clique aqui para olhar o site.





Encontrei muitas diferenças entre a igreja em que frequento e a igreja daqui dos EUA, é claro que eu não posso julgar todas as igrejas Católicas dos EUA, somente pela igreja em que estive, por isso tudo que eu falar aqui, é referência da igreja que eu conheço. Existem também igrejas que celebram missas em português e que tentam ter a dinâmica da igreja brasileira, em lugares como Long Branch/NJ, em que a cidade é "enfestada" de brasileiros.

Começando com a catequese, uma coisa na qual eu trabalho no Brasil, aqui eles começam a se preparar para a 1 comunhão, recebem, mas não param de ter sessões do CCD (The Confraternity of Christian Doutrine). Minha kid mais velhas teve duas semanas do programa no verão, ela recebeu a Eucaristia ano passado. Eles fazem depois da escola e praticamente o ano inteiro, todos os dias, durante algumas semanas de cada estação. É dividido pelas séries na escola e não por pré-catequese, catequese e em diante. Me voluntariei pra ajudar, mas só podia no domingo e eles já tinham todos os catequistas para esse dia.

Música, diferença enorme! E não é só porque eles cantam em inglês não. hahahahaha Aqui é um coral, que eu particularmente acho muito morgado, mas isso porque sou acostumada com a agitação das nossas músicas, a alegria e a participação da assembléia. Há o cantor que é o que conduz a música e o coral, fica tudo muito bonito, também não vou mentir, mas ainda prefiro o meu "jeitinho brasileiro". Quando fui na missa brasileira e ouvi o rapaz cantando em português, eu chorei de emoção! :'( Tem um livro com "todos" os hinos e eles estão em todos os bancos. Só cantam quatro músicas realmente: Entrada, Ofertório, Comunhão e Final... Ato Penitencial e Glória sempre rezados. Aclamação conta como parte fixa da missa, assim como o Cordeiro e o Amém (cantados). Eu vou tentar participar, eles começam os ensaios na primeira quinta de Setembro e eu vou estar linda e morena pra cantar, confesso que estou com muuuuuuita saudade de fazer isso. (Pra quem não sabe, eu canto na igreja no Brasil)

Não tem "jornalzinho", eles tem uns livros separados por tempo com todas as leituras e orações eucarísticas. :D 

As missas começam pontualmente (alô Pe. João Pedro hahaha) e duram sempre 1 hora. Depois que a missa começa, as portas se fecham e você só vai poder entrar quando o carinha que está na porta deixar, geralmente é na hora que o cantor está indo para o ambão cantar o salmo, ele espera os atrasados entrarem antes de se levantar e ir pro outro lado cantar. A homilia é preparada pelo Padre antes da missa, tipo uma redação, ele lê para todos depois de ler o evangelho. Acho até legal, parece bem mais preparado, do que só falar o que vier à cabeça. Na cestinha de ofertório o que eu mais vejo são cheques, fico até com vergonhas de dar minhas suadas notinhas de 1U$ e/ou 5U$. hahahahahha Após cantar o "santo" todo mundo se ajoelha até depois da consagração, a oração eucarística não é tão longa quanto a nossa, ou pelo menos não parece, não tem todas aquelas respostas que fazemos. "Abraço da Paz é somente com quem está ao seu lado, duas ou três pessoas no máximo, nada de correr a igreja inteira como fazemos na igreja lá onde moro. hahahahha Depois nos ajoelhamos de novo até chegar a nossa vez de entrar na fila da comunhão, os carinhas que ficam nas portas vão de fila em fila pra organizar a ordem, fila após fila, não tem furão aqui não. :D Aqui recebemos nas duas espécies, mas eu fiquei com medo de ser barrada, porque não é o padre que dá o vinho, um ministro fica ao lado das pessoas com as partículas segurando o cálice, eu não sei se eu posso ir ou não, enfim... hahahahaha Depois temos os avisos, lidos pelo padre (o que me lembra de Pe João Pedro novamente, hahahaha) e o hino final começa, o padre e todos acompanham as primeiras estrofes no livro e quando o padre vai embora, todos se dispersam. O padre espera todos na saída para dar um aperto de mão, outra coisa que acho bem legal! : )



Muita informação né? hahahahaha Mas é isso ai, a igreja é enorme, cheia de salas e escritórios... Não tem um cemitério como a maioria das igrejas, isso era antigamente, eles não fazem mais isso, as que ainda tem, são pessoas beeem velhas, provavelmente não tem mais nem um corpo pra te assombrar no Halloween, não se preocupe! =P

Temos o "DONUT DAY", é tipo o último domingo do mês lá na minha paróquia, em que temos o famoso "cafézinho". Aqui são os donuts com café, refrigerante, suco ou chá... o que você quiser!



Bom é isso, espero que tenham gostado de ler sobre as minhas impressões. Estou amando poder viver nessa nova cultura, mas não vejo a hora de voltar pra minha terra. <3

SAUDADES de todos! Saudades de trabalhar na catequese, de ser catequista e amiga dos meus crismandos, saudade de cantar na missa, pedir à assembléia para cantar junto conosco, de brigar quando  não fazem o que você pediu direito, pedir pra mudar o tom da música, dos ensaios sem fim e cheios de risadas, das saídas pra comer lá na frente, dos encontrões da catequese e formações... Muita, muita SAUDADE! 












8 comentários:

  1. Que maneiro!!Adorei o post,principalmente pq vc explicou tudinho!!=D bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! :D
      Tentei o melhor, que bom expliquei direitinho <3

      Excluir
  2. A maior diferença é na estrutura eim... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Danny, adorei seu post e me identifiquei muito.. também sou catequista e amo muito o que faço.. pensei muito em ter que deixar algumas coisas no brasil pra segui meu sonho e tbm vou sentir muita falta...
    Ainda estou on, procurando uma familia... da uma ansiedade mais que ser deixar na maos de Deus ele fara tudo mais que perfeito.. e também quero muito muito muito uma familia catolica...
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Bom Talita, eu também pensei muito antes de decidir, mas às vezes precisamos ser egoístas e seguir os nossos sonhos. Além do mais, a igreja vai estar lá quando a gente voltar e Deus vai estar conosco durante todo o percurso, afinal, só realizamos tudo isso pela vontade Dele. :D Saudade? Vai dar de tudo, mas é experiência incomparável!
      Vai dar tudo certo, tenha fé e não desista... "Coloque Deus no início e Ele cuidará do fim", se vc olhar os meus posts antes do MATCH, eu estava bem desanimada, mas TUDO é no tempo de Deus, Ele não demora, Ele capricha! :D Deus abençoe sua jornada!

      Excluir
  4. Post esclarecedor. Obrigada! Poderia me tirar algumas outras dúvidas? Como encontrar uma família católica? Você colocou no seu perfil que queria uma? Posso fazer isso? Quando for, gostaria muito de ter família tradicional. Sou católica tradicional. Foi em Missas Tridentinas?

    ResponderExcluir