sábado, 10 de março de 2012

Agendando o Visto e Preenchendo o DS-160

Não se assustem porque esse post ficou grande mesmo! kkkkkkkkkkkk
Estou na parte de agendamento da entrevista para obtenção do visto. Segundo 99% dos blogs de au pairs que li, pior que arranjar família é preencher o bendito DS-160 form, mas eu particularmente achei bem tranquilo! Eu achei um post bem mastigadinho com várias dicas num blog famoso e conhecido lá no grupo do facebook que é o blog da Beatriz (quem quiser ver, clica aqui). E tinha resolvido não fazer um post sobre isso, mas enquanto preenchia achei algumas divergências, por isso resolvi fazer um também com as pequenas alterações.
Depois que você oficializa o MATCH com a família e a agência, eles te enviam um email com os próximos passos a serem feitos, o primeiro deles é agendar o visto. (Na verdade o primeiro é pagar o programa, mas abafa o caso. kkkkk) Eles te mandarão o link do site que você deverá entrar e te explicarão por alto como deverá ser o preenchimento e em quais datas será melhor o agendamento de acordo com sua data de embarque.
Na minha humilde opinião o primeiro passo antes de você agendar é tirar a bendita foto 5x7 e colocar no seu computador ou pen drive. Essa foto é cheia de frescura, então eu preferi fazer antes de tudo! Ela tem que ser tirada em fundo branco, não pode sorrir de modo que os dentes apareçam, use uma blusa de qualquer cor que NÃO SEJA BRANCA e nem decotada, nada de ombros aparecendo, nada de maquiagem exagerada, brincos e colares. E a testa e as orelhas devem ficar à mostra. Ou seja, foto 5x7 baranga ao extremo com êxito!
Antes de começar o preenchimento TENHA EM MÃOS: Passaporte, cartão de crédito, endereço da host family nos EUA e a bendita foto DIGITAL 5×7 em alta qualidade.
Entre no site http://www.visto-eua.com.br. No menu ao lado esquerdo do site, clique em “Informações e Agendamento“. Clique em “Para saber como efetuar o pagamento da taxa de informações e agendamento”, pois para continuar, você precisará pagar a taxa de agendamento (38 reais). O pagamento pode ser por cartão de crédito, débito em conta ou boleto bancário do Citibank. Eu paguei por boleto, (e sim o boleto do Citibank pode ser pago em qualquer lotérica, pois eu paguei em uma) tive que esperar 24h depois do pagamento para poder continuar o processo, mas se for com cartão de crédito ou débito, assim que você paga. pode continuar.
Em “Propósito da Viagem”, selecione “Entrar nos EUA para Intercâmbio“. O tempo de duração da viagem vai ficar inativo. Passe para próxima etapa.
Marque SIM nos campos sobre ter o formulário DS-2019 preenchido e o pagamento da taxa SEVIS. São os documentos enviados pela agência de intercâmbio e você precisará deles no dia da entrevista. Mesmo que você ainda não tenha recebido (como eu), marque SIM e dê OK!
Leia ATENTAMENTE as condições do consulado na página, que contém informações sobre a taxa do visto J-1 (140 dólares), sobre a permanência e outras coisas importantes. Depois disso, concorde com os termos e clique em OK.
Escolha uma data disponível para a entrevista no consulado! Lembre-se das datas que agência lhe deu, eu vou viajar dia 09/04, então a CC disse pra eu agendar uma data entre 15/03 e 22/03, pois esse tempo será suficiente para o visto chegar nas minhas mãos novamente. Eu marquei a minha dia 15 mesmo, às 9h30min, mas temos que chegar 30min antes.
Pronto! Agora começará a parte chatinha… o preenchimento do DS-160!
Escolha a cidade onde você fará a entrevista. Pra mim, o consulado de Recife é o mais próximo. Nessa página tem como você verificar se a foto que você tirou passa no teste de baranguisse do site pra você poder preencher o DS-160 tranquila sem interrupções.
DS-160
PERSONAL INFORMATION 1: Preencha suas informações pessoais (nome, exatamente como no passaporte, endereço, essas coisas. Fique atento porque esses dados você não poderá alterar depois!) O formulário estará todo em inglês e as respostas devem ser todas em inglês, of course! Na pergunta sobre os outros nomes, pode deixar em branco ou marcar “NO”.
PERSONAL INFORMATION 2: National Identification Number é o seu número do RG. E o US Taxpayer ID Number você marca “does not apply”, assim como o seu Social Security Number.
ADDRESS AND PHONE INFORMATION: Isso não precisa comentar neh? hehehe
PASSPORT INFORMATION: Todas essas informações estão no seu passaporte.
TRAVEL INFORMATION: Selecione a opção EXCHANGE VISITOR (F, J, M, Q). Em “Intended Date of Arrival” deve ser a mesma que está no DS-2019 ( Esse doc a agência manda pra vc no Kit Visto, ainda estou esperando o meu). E no “Intended Lenght of Stay” coloque 1 ano. Logo depois que preencher isso, você precisará colocar o endereço da sua host family nos EUA e informações sobre quem está pagando pela sua viagem. No meu caso, é meu pai. Então coloquei “OTHER PERSONS” e as informações dele. E a última é se essa pessoa mora no mesmo endereço que você, no meu caso, respondi YES, porque moro com meus pais. Se for você mesmo, você vai colocar a opção “SELF”.
TRAVEL COMPANIONS INFORMATION: Marque “NO”, pois você vai embarcar sozinha. E as meninas da mesma agência não contam nessa hora. kkkkkkkkkkkk
PREVIOUS U.S TRAVEL: Se você já fez alguma viagem para os EUA antes, essa parte é sobre isso. Se você nunca foi pra lá, as respostas serão todas NO.
U.S POINT OF CONTACT: São informações sobre as pessoas para quem você vai trabalhar, ou seja sua HOST FAMILY. Em “Contact Person”, coloque o nome do seu host dad ou host mom. “Organization Name” varia de agência para agência. A minha é a Cultural Care, já a STB é a Au Pair Care. As meninas da Experimento são da Au Pair in America,  e assim por diante. Informe-se! Em “Relationship to You” a resposta é Employer. Depois disso, preencha com o endereço e telefone da sua host family.
FAMILY INFORMATION: Nessa parte você vai colocar o nome e a data de nascimento dos seus pais, e também se algum parente seu mora lá nos EUA.
PRESENT WORK/EDUCATION/ TRAINING: Você precisará preencher mais alguns dados pessoais, mas dessa vez sobre os lugares onde estudou (ou estuda) no Brasil e sobre os lugares onde você trabalha aqui. Então, tenha em mãos o endereço da sua faculdade e também, caso você já tenha trabalhado em algum lugar antes, o endereço do lugar e seu cargo. É simples.
PREVIOUS WORK/EDUCATION/ TRAINING: Aqui você só vai preencher se você trabalhou em outro lugar nos 5 anos, como eu comecei a trabalhar não faz tanto tempo, eu marquei NO.
SECURITY AND BACKGROUND: MEDICAL AND HEALTH INFORMATION, CRIMINAL INFORMATION, SECURITY, IMIGRATION LAW INFORMATION, MISCELLANEOUS: Marque tudo “NO”. Qualquer “YES” marcado nessas páginas, você terá grandes chances de ter o visto negado.
ADDITIONAL POINT OF CONTACT INFORMATION: Duas referências de pessoas que confirmem o propósito da sua viagem. Atenção: não podem ser familiares.
SEVIS INFORMATION: O sevis number vai estar no seu perfil 24h depois do MATCH, e o número do programa você recebe no email com o título PARABÉNS... nas informações sobre o visto, é um número que começa com P e tem mais ou menos 5 dígitos. Na pergunta sobre você ter a intenção de estudar nos EUA, eu coloquei que sim. Eu já pesquisei sobre as universidades mais próximas, e você deve ter essa informação se você marcar YES.
O próximo passo é a foto 5x7, dê o upload na foto e THAT’S IT!
Próxima página vai pedir pra você revisar TUDO, faça isso com bastante calma, pois depois que você já deu o submit, não dá pra alterar nada! Imprima o arquivo todo (Quando você imprimir vai estar como ESTUDANTE) e leve no dia da entrevista junto com os documentos da agência (DS-2019) e o que mais precisar.
Boa sorte para todas :)

3 comentários:

  1. muito bom dany...quero muito fazer tbm...depois quero conversar sobre isso com vc'''

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que fique bem claro que só vai pq eu deixei! Irmã minha não vai sair pelo mundo feito louca não, mas como o suborno foi bom, ta valendo.
    Gogogo maninha! Ano que vem sou eu... e pra mais longe ainda!

    ResponderExcluir