quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Saudade, a palavra sem tradução.



Hello,
Olha eu aqui de novo para falar desse assunto tão complicado, desse sentimento tão precioso e doloroso, dessa palavra sem tradução. Resolvi fazer esse post hoje, dia 30 de Janeiro, porque é o dia em que o Brasil comemora o dia da saudade.


    "Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular. "Saudade", só conhecida em galego e em português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor."


Como explicar pra uma pessoa que não vêm do Brasil uma palavra que não se traduz? Não é qualquer simples "I miss you" que transmite todo o sentimento que a palavra "saudade" nos dá.  Tem uma carga grande, se fala tão pouco, mas se sente muito.

Ao decorrer dos meus 22 anos, senti diversos tipos de saudade. Saudade dos colegas da escola nas férias, saudade de amigos que moram longe, saudade da família por alguns dias que fiquei fora... Mas nenhum desses momentos me preparou para o tamanho e a intensidade da saudade que é MORAR FORA, longe de tudo. Só aqui nos EUA pude comprovar que saudade, dói. Dói mesmo, não é brincadeira nem estou sendo dramática.

Saudade é bater aquela vontade de falar com um certo alguém e não poder porque os horários não batem, é não ter ninguém com quem conversar ou desabafar, porque você sente que ninguém aqui vai te entender, é não ter o carinho e os mimos da sua mãe, é não ter as brigas e implicações dos seus amigos, é não ter os beijos e abraços do seu namorado... NAMORADO... Posso nem começar a falar nisso.



Saudade é ouvir aquela música e se acabar de chorar, porque ela expressa exatamente o que você está sentindo, e ao invés de mudar de estação você aperta "repetir", porque parece que você gosta de sofrer.

Saudade é se aventurar no novo, abrir novos horizontes, fazer novas amizades, mas ainda assim não se desligar de tudo o que você já conhece e se sentir mal por não mais tê-los ao seu lado.

Saudade é esperar ansiosamente o barulhinho avisando que aquela pessoa tá online e que você vai poder conversar com ela, mesmo sabendo que isso vai te deixar com mais saudade ainda.

Saudade é ter que ser feliz de longe, ser triste de longe, dar conselhos de longe, ser forte de longe, ser independente...

Saudade é passar o dia pensando no que cada pessoa está fazendo, é encher o saco dos seus novos amigos falando sobre os seus antigos amigos.

Saudade é mais um bucado de coisa que não caberiam nesse post, e também não quero que fique mais melancólico do que já está. A minha saudade só aumenta de acordo com os dias que vão se aproximando para a minha volta ao Brasil. Vou sentir saudade daqui, mas Brasil é o MEU LAR.




"Saudade é não saber mesmo! Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos; não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento; não saber como frear as lágrimas diante de uma música; não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Saudade é não querer saber se ela está com outro, e ao mesmo tempo querer. É não saber se ele está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso... É não querer saber se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais saber de quem se ama, e ainda assim doer; Saudade é isso que senti enquanto estive escrevendo e o que você, provavelmente, está sentindo agora depois que acabou de ler..."




Saudade - Pimentas do Reino


É isso, post especial pra um dia especial. :)
Beijão à todos.

2 comentários:

  1. Oie Danny
    Sei como essa palavra se torna contante num dicionario de uma au pair, mas aguenta firme isso tudo eh fase!
    Bjao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Se torna constante mesmo, você pensa nela toda hora.
      :'(
      Mas tá acabando!

      Excluir